Últimas notícias

19/05/2023 17:54

Fernando Fragoso é homenageado pela OAB com a medalha Evandro Lins e Silva

Fernando Fragoso, fundador do Fragoso Advogados falecido em outubro, foi homenageado nesta quinta-feira (18), in memoriam, com a Medalha Evandro Lins e Silva, a mais importante comenda da OAB-RJ. Concedida aos que se destacaram pelos serviços prestados à advocacia fluminense, a honraria foi entregue aos filhos, os advogados Rodrigo e Christiano Fragoso. 

“Gostaria de registrar aqui a admiração que sempre tive por Fernando Fragoso, não só pelo brilhante advogado que foi, mas também por sua gentileza e capacidade intelectual”, afirmou o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.

Fernando Fragoso era presidente do Federação Interamericana de Advogados e foi vice-presidente da OAB-RJ, onde também atuou como secretário-geral e conselheiro. Ele também foi duas vezes presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (2010-2012 e 2012-2014), onde presidiu a comissão permanente de Direito Penal de 2008 a 2010. 

A homenagem foi proposta por Diogo Tebet, coordenador de Direito Processual Penal da Escola Superior de Advocacia e conselheiro da OAB-RJ. “A figura de Fernando é indissociável de sua ação como advogado. Ele sempre esteve presente para dar exemplo a profissionais mais jovens, valorizando a importância da amizade e da família. Será sempre um exemplo para aqueles que o amavam e o admiravam. Seu nome e seu legado viverão para sempre.”



Emocionados, os filhos Christiano e Rodrigo Fragoso agradeceram. “Meu pai sempre afirmou que não havia outra maneira, nesta profissão, de conseguir o respeito de clientes e colegas, a não ser pelo estudo e pelo trabalho duro”, afirmou Rodrigo. “Nunca bajulou ninguém e sempre foi um homem de espírito corajoso e independente. Sua preocupação com os rumos da advocacia foi constante e genuína. Pouco antes de falecer, ele estava profundamente preocupado com a crescente perseguição a advogados na América Latina. Em um período no qual muitos se calaram, ele teve a coragem de dizer o que muitos não ousavam, e é essa memória e essa forma de agir que temos de cultivar.”

Além do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, e de Diogo Tebet, estiveram presentes a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, Carlos André Pedrazzi, Álvaro Quintão, Mônica Santos e Fábio Nogueira.  

Fotos: Bruno Mirandella/OABRJ

Busca de Notícias