Serviço Secreto atrapalhado

Imagine esquecer seu laptop profissional com informações confidenciais e segredos do escritório no carro e tê-lo roubado. Agora, pense nisso sendo você um agente secreto, com segredos de Estado no computador, inclusive planos de segurança da Trump Tower, residência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de sua família!

Foi o que aconteceu com uma profissional do Serviço Secreto dos EUA, que deixou o laptop na entrada da garagem de sua casa, no Brooklin, NY. No computador, havia, entre outras informações sensíveis, planos de evacuação da Trump Tower. O laptop estaria protegido por diferentes camadas de segurança e criptografia e poderia ser apagado remotamente.

O Serviço Secreto, responsável pela segurança do presidente dos EUA e da família, teve recentemente outras duas falhas expostas. Um homem entrou na Casa Branca – passando pelas barreiras físicas, tecnológicas e de segurança pessoal – e avançou por 15 minutos dentro do terreno em direção à residência, enquanto Trump estava em casa, sem ser identificado até ser preso. Outro fato negativo foi a revelação de que dois seguranças tiraram fotos do neto de Trump dormindo no carro – o que seria proibido.

O ex-agente do Serviço Secreto, Jonathan Wacrow, afirmou em entrevista à CNN que os episódios são “constrangedores”.

Para o deputado Jason Chaffetz (R, Utah), “se verdadeiras, essas alegações levantam questões sobre se os protocolos da agência de segurança são adequados”.