Uma cadela cujo faro afiadíssimo revelou dezenas de incêndios criminosos foi a grande vencedora do prêmio Caçador de Fraudes 2016, da Aliança de Nova York contra Fraude em Seguros. Esse tipo de fraude gera milhões de dólares anuais em pagamentos de indenizações indevidas por seguradoras em todo o mundo.
Descoberta em um abrigo para cães em Chicago, Scooter era uma labrador que investigou centenas de incêndios suspeitos nos dez anos em que atuou na polícia do condado de Rockland. Era tão boa que os condados vizinhos frequentemente pediam sua ajuda. Ela morreu em outubro e a homenagem foi póstuma.
Cães como Scooter farejam 100 mil vezes melhor que humanos e são capazes de descobrir pequenas quantidades de gasolina ou outros detonadores em meio a pilhas de destroços e ruínas. Seu trabalho foi crucial para garantir condenações de incêndios criminosos que visavam o pagamento ilegal de seguros. As polícias que atuam com cães têm uma taxa de condenação quatro vezes mais alta que as demais.
No Brasil, a CNSeg identificou fraudes comprovadas em seguros que somaram R$ 603 milhões (em todas as categorias, incêndios criminosos inclusive). As fraudes cresceram 75% de 2013 a 2015.
Quem recebeu a homenagem foi companheiro e tratador inseparável de Scooter, detetive Doug Lerner. Antes de ser detetive, Scooter tinha sido cadela de resgate.