Rodrigo Falk Fragoso participa de evento na FGV sobre risco e ilegalidade no mercado financeiro

30/06/2025 20:49
1751042088167

O advogado Rodrigo Falk Fragoso foi um dos participantes do evento “Entre risco e ilegalidade: gestão temerária em casos recentes”, promovido pelo Núcleo de Direito Penal e Processual Penal (NuPP) e pelo Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais (MFCAP), da FGV Direito SP, na última sexta-feira (27).

O encontro reuniu mestrandos e doutorandos das áreas de Direito Penal e Direito Financeiro da instituição, tendo como ponto de partida o caso recente do Banco Master — um episódio que levantou questões relevantes sobre os limites jurídicos entre assumir riscos de gestão e incorrer em práticas ilícitas nas instituições financeiras.

Ao lado do especialista Pedro Duarte Pinho e dos professores Rodrigo de Grandis, Yuri Corrêa da Luz e Viviane Muller Prado, Fragoso contribuiu com uma análise aprofundada sobre a responsabilização penal de gestores e os critérios jurídicos para a caracterização da gestão temerária.

Discussões que evidenciam a relevância do diálogo entre o direito penal e a regulação financeira, especialmente diante da crescente complexidade dos mercados e do papel estratégico das instituições financeiras. O aprofundamento do debate sobre resolução bancária, por exemplo, mostra como a articulação entre as esferas jurídica e regulatória é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

O evento contou com exposições e debates de alto nível técnico, refletindo a importância de iniciativas acadêmicas que promovem a interlocução entre diferentes áreas do direito diante de temas de grande atualidade e impacto econômico.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Businessman Reading Contract Closeup

Fragoso atua em caso que investiga advogado por tentativa de fraude com documentos falsos

closeup gavel judgement concept

Reed Smith e Fragoso obtêm vitória judicial em caso da XP nos Estados Unidos

fa87b32c cf75 47a2 9f29 29160970d1f9

Migalhas: Leonardo Salgueiro e Nathalia Lima publicam artigo sobre suspensão da persecução penal pela aceitação de seguro-garantia

close up coins saved energy crisis expenses

Atuação do Fragoso contribui para condenação de 11 réus por fraude contra seguradoras no RS

Acesse todo nosso acervo de conteúdos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba em primeira mão nossos artigos, notícias e informativos.

Fale conosco

Tem alguma dúvida, solicitação ou quer falar conosco?