A Operação Bisturi realizada esta semana pela Polícia Civil do Rio contra fraudes praticadas em face de planos de saúde teve origem em investigação iniciada em 2021 e contou com a atuação do Fragoso Advogados, escritório especializado no setor de seguros há mais de 20 anos. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra 11 alvos, entre os quais médicos, no Rio e em Duque de Caxias, com grande repercussão na imprensa, em veículos como TV Globo, O Globo, G1, Folha de S.Paulo. As fraudes causaram prejuízo, apurado até o momento, de mais de R$ 1 milhão às seguradoras, podendo chegar a R$ 10 milhões.
A operação tinha como principal alvo uma organização criminosa formada por médicos e donos de empresas fornecedoras de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) que superfaturavam os custos e cobravam por materiais por vezes desnecessários em cirurgias. Eles indicavam ainda aos segurados advogados para ajuizarem ações cíveis com pedido de tutela antecipada obrigando as seguradoras a custear todo o procedimento cirúrgico, inclusive os materiais (OPME). Os golpistas também pediam liminares à Justiça para liberar cirurgias que em alguns casos nem eram realizadas.
Oficiamos e municiamos a polícia com informações sobre como ocorriam as fraudes e explicamos como funcionam os procedimentos das seguradoras. Somos um escritório pioneiro e especializado em Direito de Seguros atuante no mercado e no combate às fraudes. Temos conseguido bons resultados, contando sempre com as autoridades. As fraudes a seguros de saúde oneram tanto o mercado como os segurados, com o aumento dos prêmios e muitas vezes dificultando a liberação de cirurgias realmente necessárias.